O BRASIL SERÁ DESIGNADO POR TRUMP COMO PRINCIPAL ALIADO DOS EUA.

  • há 5 anos
O presidente Donald Trump, afirmou que vai designar o Brasil como principal aliado dos Estados Unidos, e indicará o Brasil para integrar a Otan, organização militar formada por países da Europa e da América do Norte. A Otan foi criada para fazer oposição ao socialismo liderado pela antiga União Soviética.

Discurso de Trump:
“Como disse ao presidente Jair Bolsonaro, vou designar o Brasil como principal aliado que não é da Otan, e até possivelmente um aliado da Otan. Falei com muitas pessoas a respeito disso. Nossas nações trabalham juntas para proteger os nossos povos do terrorismo, do crime transnacional, das drogas, do tráfico de armas e de pessoas, que está agora na vanguarda do crime”.

O que o Brasil ganha como principal aliado dos EUA, e membro da Otan?

Cada país aliado têm com os EUA relações estreitas que envolvem parcerias militares, tecnológicas, e econômicas. Nos termos da "Carta da Otan", os Estados Unidos são obrigados a defender qualquer Estado-membro da Otan que for atacado por uma potência estrangeira.

Os Estados Unidos são um membro fundador da maior aliança militar do mundo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A organização é composta por Canadá e grande parte da Europa, sendo o Reino Unido a segunda maior força militar da Otan.

A Otan composta por 28 países, é restrita às áreas norte-americanas e europeias. Em 1989, os Estados Unidos também criaram o estatuto de principal aliado extra-Otan para cinco nações, número este que aumentou para 14 nações no final de 1990, após o atentado as "Torres Gêmeas" em 11 de setembro de 2001, e que poderá aumentar para 15, caso o Brasil torne-se um estado-membro da Otan.


Recomendado