Debate sobre visita de Trump ao Reino Unido

  • há 7 anos
Visita de Estado de Trump ao Reino Unido vai ser debatida no parlamento britânico no dia 20.

É a consequência da petição que recolheu quase 1,8 milhões de assinaturas. O documento defende que Trump não deve ser impedido de entrar no Reino Unido como chefe de um governo estrangeiro mas que deve ser retirado o convite para a visita de Estado para não causar constrangimento à rainha Isabel II.

“O presidente Trump rasgou tratados internacionais, ameaçou deitar fora os acordos ligados às alterações climáticas, louvou o uso da tortura, incitou o ódio contra os muçulmanos, atacou diretamente os direitos das mulheres. O que é que Presidente Trump precisa fazer para a primeira-ministra escutar os 1,8 milhões de pessoas que já pediram para o convite de visita de Estado ser anulado?”, questiona Jeremy Corbin, trabalhista, líder da oposição.

“Teria sido ele capaz de proteger os cidadãos britânicos do impacto da ordem executiva? Não ! Poderia ele ter preparado as fundações para um acordo comercial? Não! Teria ele conseguido um empenho total em relação à Nato? Não! É isso o que os trabalhistas têm para oferecer a este país. ;menos proteção para os cidadãos britânicos, menos prósperos, menos seguntos. Ele pode liderar um protesto mas eu lidero um país”, diz Theresa May, que substituiu o primeiro-ministro, David Cameron, sem ter sido submetida a sufrágio.

Uma segunda petição – lançada na segunda-feira – a reclamar que a visita de Estado de Trump deve ser mantida – será discutida também no dia 20.

A petição recolhe já mais de 120 mil assinaturas.

Hi realDonaldTrump! This is what the UK thinks of you https://t.co/3bE8Od8T1T We'll give you the mother of all welcomes on your state visit— Owen Jones (OwenJones84) January 31, 2017

Recomendado