Jean-Claude Juncker revela plano de investimento

  • há 9 anos
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apresenta esta quarta-feira, ao Parlamento Europeu, o plano de investimento para relançar a economia. Mas na mesa não estarão os 300 mil milhões de euros evocados por Juncker.

Bruxelas conta com um efeito de multiplicação.

Por cada euro do dinheiro público, a Comissão espera atrair 15 euros de investimento privado. Vai assim pôr na mesa 21 mil milhões de euros 816 mil milhões do orçamento europeu e 5 mil milhões através de garantias do Banco Europeu de Investimento), esperando conseguir 315 mil milhões de euros de investimento.

Mas o resultado não está garantido.

O setor privado europeu é adverso a assumir riscos, neste momento, e o valor do plano é pequeno face ao tamanho da economia europeia.

Os Estados membros já apresentaram 1800 projetos no valor total de 400 mil milhões de euros.

Os projetos serão selecionados. A prioridade será dada a infraestruturas no setor dos transportes e da energia. Mas também ao financiamento de empresas tecnológicas e setores de ponta, que têm dificuldade em acesso ao crédito.

Para o analista Danie Gros o plano Juncker é “um livro de conto de fadas”

A presidente da Associação de Industriais europeus, BusinessEurope, Emma Marcegaglia, considera que é preciso criar um ambiente propício ao investimento privado, mas é necessário eliminar obstáculos.

Recomendado